Você que tem interesse antes de tudo eu peço para que você adquira o livro Comer, Orar e Jejuar (adquira aqui). A autora Cellen Giacomelli é nutricionista e vai saber tirar todas as dúvidas com relação à alimentação necessária para cada período. Não inicie o jejum sem ler e estudar os três períodos citados no livro.
Conheci a respeito deste livro através de uma amiga que estava fazendo e compartilhando suas experiências no Instagram, fiquei inspirada a dar o passo a este desafio. O livro é bem didático e tem uma linguagem de fácil compreensão que vai te explicar o antes, durante e depois do jejum. Dica: é importante ter o livro em mãos porque muita das vezes durante o jejum eu consultava para poder tirar dúvidas quando necessário.
Não vou me aprofundar no que o livro relata, mas o que eu posso resumir é que ele vai explicar sobre três períodos durante os 40 dias e eu vou resumir aqui.
PRIMEIRO PERÍODO: JARDIM (5 DIAS)
Este período é o primeiro e o mais desafiador ele tem duração de 5 dias. Só podemos comer alimentos diretamente da terra não podemos comer nada que venha de animais, incluindo ovos. Vou postar no calendário de alimentos e refeições que fiz durante esse período.SEGUNDO PERÍODO: VALE (12 DIAS)
Dando continuidade vamos falar um pouco da segunda fase, vou contar também um pouco de algumas experiências que eu vivi durante este período lembrando que teremos também o cardápio das refeições.
E o propósito?
Muitos me perguntam qual foi o propósito do meu jejum...Esse livro é claro ao dizer que o propósito do jejum de 40 dias é de tratar com o corpo, alma e o espírito. O livro conta o quanto essas três partes de nós são ligadas e como é importante ser trabalhados juntamente. Então quando começamos a trabalhar o corpo com a alimentação vai ajudar a nossa alma, teremos uma autoestima melhor a respeito de nós, assim contribuindo com espiritual, nos fazendo ser ligados com o Senhor.
Você pode estipular um propósito pessoal mas o livro tem como objetivo nos trazer para a edificação do corpo da alma e do espírito. Eu fiz como proposto no livro e durante o período de 40 dias Deus foi fazendo e me surpreendendo. Por isso se você não tiver ideia de qual propósito fazer, siga o que o livro indica, que Deus vai fazer o resto por você.
O segundo período intitulado "O vale", tem duração de 12 dias. Essa fase podemos comer alimentos de origem animal, mas sempre tomando cuidado com as quantidades de carboidrato. No meu caso eu diminuí a quantidade de arroz e feijão, para poder aumentar a quantidade de carne e legumes. Mas isso não é lei você pode adaptar a sua realidade.
O cardápio da fase 2 tive algumas ideias para as diversas refeições do dia. Por exemplo: o café da manhã tem várias opções para poder intercalar durante as manhãs. O principal aqui neste momento é a alimentação nos horários certos e na quantidade certa para não ter algum mal estar durante o dia. O açúcar na minha realidade foi retirado durante todos os 40 dias mas para aqueles que tem problemas com café e precisa tomar com açúcar você pode adaptar.
No vídeo abaixo eu estou compartilhando o que Deus fez durante esse período em minha vida. Tive uma resposta de Deus que não imaginava que iria receber e o mais legal foi que a resposta de Deus foi um "NÃO". Como estava no jejum eu estava preparada para o "NÃO" de Deus quer saber mais assista o vídeo abaixo:
TERCEIRO PERÍODO: TERRA PROMETIDA (21 DIAS)
Foi neste período que aconteceram alguns marcos em minha vida como por exemplo a minha Ordenação Pastoral. Eu não imaginava que iria acontecer tão rápido. Fiquei feliz, surpresa, animada, um pouco temerosa, mas entendendo o propósito de Deus para minha vida. É nesta fase que pude perceber algumas situações do meu dia a dia. Tive a clareza de muitas coisas. Acredito que este jejum me surpreendeu e me trouxe para um novo nível na caminhada com Jesus.
Quero deixar comprovado que é possível viver sem açúcar, sem farinha, sem lactose e sem gordura durante 40 dias.
E depois do jejum?
E para aqueles que me perguntam se perdi peso...Sim!!! Iniciei o jejum com 70 kg e finalizei com 64 kg. O retorno a minha rotina de alimentação depois do jejum teve que mudar. Porque eu não consigo comer da forma que eu comia antes. Não consigo comer alimentos muito açucarados, industrializados ou enlatados, pois eu passo muito mal por isso tive que adaptar toda minha alimentação.
Minha conclusão é que a minha vida nunca mais foi a mesma. Amei a experiência e acho que Deus tem muito mais a fazer daqui pra frente. Espero que este jejum possa te inspirar, assim como aconteceu comigo. Que você busque mais de Deus e que possa receber o melhor que ele tem para você em nome de Jesus.
0 comentários